contato@medicosaude.com.br (16) 3514-9997 (16) 98808-9997

Você sabe o que é rinite?

Quinta, 08 de agosto de 2019


Rinite é a irritação e inflamação da membrana mucosa no interior da cavidade nasal. Entre os sintomas mais comuns estão a congestão nasal, fluxo nasal abundante, espirros e acumulação de muco na garganta ou parte posterior do nariz.


O tipo de rinite mais comum é a rinite alérgica, que é geralmente desencadeada por alergénios presentes no ar, como o pólen ou o pêlo de animais.

A rinite alérgica pode causar sintomas adicionais, como coceira no nariz, tosse, dores de cabeça, fadiga, sensação de mal-estar e diminuição das capacidades cognitivas.

Os alergénios podem também afetar os olhos, causando coceira, vermelhidão e lacrimejar.

A inflamação da membrana mucosa na rinite pode ser causada por vírus, bactérias, irritantes ou alergénios. A inflamação faz com que o corpo produza grande quantidade de muco, que se acumula e congestiona o nariz e a garganta. No caso da rinite alérgica, a inflamação é causada pela degranulação dos mastócitos no nariz.

Ao degranularem-se, estas células libertam histamina e outras substâncias químicas, o que dá origem a um processo inflamatório que pode causar sintomas fora do nariz, como a fadiga e mal estar. A rinite infecciosa pode por vezes levar a complicações como pneumonia, tanto a viral quanto a bacteriana.


TAGS desta postagem

voltar