contato@medicosaude.com.br (16) 3514-9997 (16) 98808-9997

Gravidez e Doenças Cardiovasculares

Terça, 11 de junho de 2019



Sinais e sintomas cardíacos durante a gravidez

Durante a gravidez, há um aumento no volume sanguíneo materno, no débito cardíaco e na frequência cardíaca. As artérias se dilatam para acomodar o feto em crescimento e precisam ser saudáveis para permitir que essa dilatação ocorra conforme a gravidez exige.

Fatores de risco podem prejudicar a capacidade de dilatação das artérias. Isso, juntamente com um aumento da frequência cardíaca, um débito cardíaco de 40 a 50% mais alto que o normal, e o peso adicional do feto, podem causar estresse maior no coração durante a gravidez.

Por isso, há sinais e sintomas podem ocorrer durante a gravidez e que são freqüentemente associadas com doença cardíaca. No entanto, esses sintomas podem ser normais, como a fadiga, desmaios, dor no peito, falta de ar, dificuldade em respirar durante o sono e palpitações. O desmaio pode ocorrer devido à pressão arterial e alterações de volume na gravidez.

Falta de ar e dificuldade para respirar enquanto deitada pode ser devido ao efeito mecânico do útero aumentado à medida que a gravidez progride. Palpitações, ou uma consciência do batimento cardíaco, podem ocorrer porque o diafragma se desloca para cima no peito durante a gravidez, fazendo com que o coração fique mais alto no peito.

Qualquer um destes sintomas que ocorram em repouso pode ser grave e devido à doença cardíaca subjacente significativa e deve ser melhor avaliado. Embora um sopro cardíaco e inchaço no tornozelo possam estar associados a uma doença cardíaca, esses dois sintomas também podem ocorrer durante uma gravidez normal.

Quase 90 por cento das mulheres grávidas desenvolvem um sopro cardíaco, que pode ser devido ao aumento do volume de sangue que flui através do coração durante a gravidez. As mulheres grávidas podem desenvolver irregularidades do batimento cardíaco que podem ser perfeitamente normais e só podem ser distinguidas por testes cardíacos específicos.


voltar